Sexta-feira, 14 Março, 2008
No futuro, seguiremos pessoas e não apenas blogs

Lifestream é uma espécie de feed RSS de uma pessoa
Já comentei aqui, no blog, algumas vezes sobre o quanto o excesso de ferramentas de mídia social tem um efeito colateral. Uma demanda por serviços que agreguem todo o conteúdo que é produzido por uma pessoa e que fica disperso na rede.
Você já deve ter passado ou então estar passando por isso. São fotos no Flickr, mensagens no Twitter, vídeos no YouTube, não sei quantas mensagens lá no Orkut etc. E quando você acompanha um cara que escreve em vários blogs? É pior ainda. Você tem que assinar vários feeds ou visitar vários para ficar catando onde o cara publicou algo.
Por isso que, hoje em dia, faz tanto sentido falarmos de lifestreaming. É um conceito que se refere à atividade de concentrar todo o fluxo de conteúdo produzido por uma pessoa em um único lugar - posts em blogs, atualizações em redes sociais, publicação de fotos etc.

Facebook: tentativa de concentrar todo o conteúdo feito por uma pessoa
Uma ferramenta que, recentemente, tentou aplicar esse conceito com algum sucesso foi a Facebook por meio do mini-feed, que funciona como uma espécie de linha do tempo de todas as suas atividades online.
O problema é que a Facebook é um ambiente fechado e somente os usuários da rede social podem acompanhar o seu lifestreaming.
Outras ferramentas estão conseguindo fazer isso melhor. Já existem mais de 30 ferramentas de lifestreaming. Entre as mais populares estão o Tumblr, o FriendFeed e a novata SocialThing.

Steve Rubel fez o seu próprio lifestreaming
Além disso, o WordPress, uma ferramenta de peso no mercado, vem entrando nessa linha do lifestreaming. Primeiro, lançaram o Prologue, um tema que, no fundo, é um recurso para fazer lifestreaming. Depois, adquiriram o BuddyPress, uma série de plugins que permite transformar o WordPress em uma plataforma de rede social.
A idéia é que, mais para frente, um editor de blog em WP possa seguir o outro e acompanhar todo o conteúdo produzido por cada um. Blogueiros normalmente são pessoas bem produtivas na rede. Produzem conteúdo em vários sites.
Se concretizada dessa forma, será uma pequena, mas significativa mudança de foco - seguir a pessoa que edita o blog e não o blog em si.

Blog + del.icio.us + Twitter + Flickr + Vimeo = meu lifestream
No entanto, o mais interessante é que esse conceito de lifestreaming vai ao encontro da idéia de que a web foi feita para conectar pessoas e não computadores. Nasceu para ser uma rede de pessoas e não de máquinas.
No fundo, não seguimos sites nem blogs, seguimos pessoas [amigos, colegas de trabalhos, familiares]. E blog é apenas uma das tantas interfaces que a web proporciona nessa comunicação pessoa/pessoa.

Socialthing: permite criar uma linha do tempo com tudo o que você produz na web
É por isso, que, partindo dessa idéia de que a web é uma rede de pessoas, vai fazer mais sentido assinarmos feeds de pessoas [aka lifestream] do que de blogs.
Conforme o Wagner Martins destacou muito bem em um recente post que serviu de referência para esse texto - a web caminha para pessoas e não blogs.
PS - Há algum tempo, depois da Campus Party, estou usando o meu Tumblr para fazer lifestreaming. Lá está concentrado todo o conteúdo que tenho produzido na rede - meu blog, meu del.icio.us, meu Flickr, meu Twitter, meu Vimeo.
Enfim, todas as minhas atividades online. É só me seguir aqui.
43 Comentários
Março 14th, 2008 at 9:02
Acho bacana centralizar o conteúdo que você faz na web num único lugar, o caminho realmente é esse. E dá menos trabalho para localizar alguém ou algum produto …
Desculpe a ignorância, mas como você fez? Você transferiu tudo que já tinha produzido para lá ou foi somente a partir de um momento? A atualização é automática, ou você tem que atualizar os dois?
Abs!
Março 14th, 2008 at 9:07
pois é Tiago, tens que corrigir esse título…
o futuro está aí. hehe
Excelente texto!
Março 14th, 2008 at 9:17
Um digno de nota é o suprglu, que oferece isso já há alguns anos. Testei ele, http://fff.suprglu.com/ , mas esqueci de atualizar meus feeds desde que troquei meu blog em wordpress por um drupal que além de blog ainda importa minhas fotos do flickr, vídeos de youtube e revver e o que eu publico em outros blogs. Eu também puxava twitter, shared items do google reader e links do scuttle (o del.icio.us da metareciclagem) como posts, mas era coisa demais, decidi puxá-los só no aggregator do drupal ao invés de posts.
Enfim, a idéia é interessante, e tem cada vez mais ferramentas. O que eu gostei foi poder fazer meu lifestream sem depender de serviços de terceiros.
Um dia desses um amigo falou que ia passar a seguir todos os feeds gerados por seus conhecidos. Acho totalmente inviável, até em questão de tempo. Eu, pessoalmente, tenho diminuído meus feeds, a leitura de feeds de outrxs e follows no twitter, ou não trabalho mais
Março 14th, 2008 at 11:38
Aê Tiago, bom post.
Complemento com o FriendFeed, mais uma ferramenta boa que leva pra esse caminho.
http://www.friendfeed.com/
http://www.techcrunch.com/2008/03/14/friendfeed-is-this-years-twitter-but-why/
Março 14th, 2008 at 11:41
bem legal o tal lifestreaming.
abs
Março 14th, 2008 at 11:46
No futuro? Já seguimos pessoas desde sempre. Quando você vê Globo, está seguindo pessoas, quando você ouve CBN, idem, quando você navega no Yahoo ou em qualquer outro site, quando você acessa o Internet Banking ou Kyte.TV, é sempre gente na outra ponta com um labirinto midiático separando-a de você. A mídia corporativa de rede não precisa me “permitir isso no futuro” pra eu ter foco nas pessoas. Lifestream tamém é uma conversa de boteco com um amigo de infância ou um papo arredio com uma velha no ponto de ônibus.
Toda essa brincadeira de acompanhar a mídia de rede e dissertar sobre novos espaços e suas bandeiras (”jaiku é melhor que twitter, Sofia?”) nos distancia de questões como:
(a) Quem controla a infra-estrutura do seu lifestream-bonitinho-cheio-de-bits usa o meu lifestream de que maneira para acumular riqueza? Eu concordo com isso?
(b) Como o Estado e a polícia vê o meu lifestream e me julga a partir dele? Terei de suprimir minha opiniões e atitudes controversas ou terei espaço para discutir a Lei?
(b) Se você não quiser ter um “lifestream” na mídia mais recente, as pessoas vão te tratar como se você não existisse? Haverá justiça social para “itinerantes digitais” ou serei taxado e tratado pela sociedade, pela Academia como “espécie em extinção” - “ah, tu não sabe o que é Android? tadinho, volta pro mato”?
(c) Qual é a ética em tempos de sociedade hiperconectada? A ética da preguiça, como sempre?
Enfim. Não parece tão bonito quando a gente olha assim, né? Uma cerveja, um abraço e uma canção para este momento lindo.
Março 14th, 2008 at 12:16
@Dpadua
Você está certo, Dpadua! Sempre seguimos pessoas, mas é que falamos tanto de ferramentas, que parece que, por exemplo, o blog em si é mais importante do que quem o edita.
Por isso, esse título. Mas seguir pessoas é uma constante.
Abs
Março 14th, 2008 at 12:17
@efeefe
Obrigado, tinha me esquecido do suprglu.
Abs
Março 14th, 2008 at 12:18
@Wagner Martins
Valeu, Wagner. Eu citei o Friendfeed no meio do texto, mas acho que ficou meio escondido no meio de tanta informação
Abs
Março 14th, 2008 at 12:19
@Guilherme Serrano
O correto deveria ser “desde sempre, seguimos pessoas”
Valeu!
Abs
Março 14th, 2008 at 12:29
Pois é, Tiago. Por isso a preocupação com a glamourização das ferramentas corporativas e a falta de reflexão sobre isso com mais abrangência…
Meu computador com no-ip + Wordpress + plugin FeedWordpress + jabber client embutido no blog (jwchat?) também serve pra lifestreaming.
Quando eu terminar de fazer, publico o tutoriale hehehe. Abraços.
Março 14th, 2008 at 13:17
@Nadja
É tudo automático. Na verdade, jogo os feeds dos serviços que uso no Tumblr, e ele publica tudo automaticamente.
Abs,
Março 14th, 2008 at 14:15
e se o site nao tem RSS?
Março 14th, 2008 at 14:20
@MArina
A essa altura do campeonato, não dá para usar serviços que não fornecem RSS.
abs
Março 14th, 2008 at 17:33
[…] Tiago Dória Weblog » Blog Archive » No futuro, seguiremos pessoas e não apenas blogs Lifestream é uma espécie de feed RSS de uma pessoa (tags: www.tiagodoria.ig.com.br 2008 mes2 dia14 at_home lifestream friend_feed blog_post explicação_introdutória RSS) […]
Março 14th, 2008 at 17:57
Opa Tiago!
O Duncan do TechCrunch fez um bom post sobre o assunto, vale dar uma olhada:
http://www.techcrunch.com/2008/03/14/friendfeed-is-this-years-twitter-but-why/
Abraço!
Março 14th, 2008 at 18:00
(ignore o meu último comentário, não tinha atualizado a página, só agora vi que já tinham recomendado o post do techcrunch)
Bem, ainda estou receoso com essa história de lifestreaming. Como o Duncan do TechCrunch disse, muitas vezes isso parece duplicação. Já assino o blog do meu amigo no Google Reader, por que vou ver no FriendFeed também, por exemplo?
É meio estranho, mas acho que o conceito tem todo o sentido. Talvez falte um “algo a mais” para consolidar esta tendência.
Abraço!
Março 14th, 2008 at 18:14
Com certeza, Hummel! Existe esse problema da redundância. Talvez fosse interessante a pessoa escolher o que ela quer no lifestream.
Apesar de que a idéia é que a pessoa assine o feed do blog ou o lifestream.
Abs,
Março 14th, 2008 at 18:59
@Tiago Doria, @Dpadua:
Já tem plugin para WordPress, baseado no plugin para MovableType.
http://singpolyma.net/plugins/actionstream/
O projeto DiSo (http://diso-project.org) quer tirar o “powered by AlgumaCorporação” de vários outros elementos da rede.
Agora só falta ter uma base de dados onde guardar não só a minha informação mas tb as das pessoas que me interessam. E os dados voltam a ser meus/nossos. E os dados passam a fazer parte do poder do “personal computing”, já que tenho livre acesso a eles para fazer programas.
Tou tentando desenhar o modelo de dados dessa base de dados. Care to help?
Março 15th, 2008 at 7:14
[…] 15, 2008 No futuro, seguiremos pessoas e não apenas blogs (lifestreaming) REM adere à distribuição de música via web Mp3 player faz 10 anos O site de […]
Março 15th, 2008 at 10:35
Acho muito bacana essa idéia e conceito de lifestream, adicionar todos as minhas atualizações em um único lugar como o meadiciona.
Só que o que eu queria era algo diferente, na verdade o modelo inverso, como muitas pessoas ainda não usam esses serviços centralizadores de informações, tenho que ficar assinando 500 feeds da mesma pessoa. Logo o que eu queria era uma espécie de Raeder, onde eu criasse um perfil para aquela pessoa, dentro de uma categoria e adicionasse todos os feeds dela ali.
É uma forma mais tupiniquim, mas é uma solução tbm
[]s Guilherme
http://www.ingameaddiction.com
PS.: Coloca um plugin para seguir os comentários por e-mail.
Março 15th, 2008 at 13:19
Parece que esta iniciativa vai retirar este caráter”virtual” das pessoas.
Março 15th, 2008 at 13:49
@Guilherme
Não sei se isto resolve, mas tem gente que cria pastas no bloglines e labels no GoogleReader.
Valeu pelo lembrete do plugin para comentários. Já estava pensando em disponibilizá-lo. Devo instalar em breve.
abs
Março 15th, 2008 at 13:52
@Dan
é por aí, mais ou menos. Acho que é uma postura diferente. Seguir pessoas, não sites ou blogs. Talvez, no final, vamos chegar aos mesmos lugares e informações, mas a postura é diferente.
abs
Março 15th, 2008 at 14:55
Thiago!
Cara o twitter não e’ isso “Seguir pessoas, não sites ou blogs” ?
Março 15th, 2008 at 16:02
@Bruno
Sim, Bruno. Antes de tudo, estamos seguindo uma pessoa ali.
O foco é mais na pessoa.
abs
Março 17th, 2008 at 0:33
[…] Dataportabilty, APIs abertas, OpenSocial, DiSo, lifestream… são todos assuntos que devem estar na agenda de quem quer construir um site social de […]
Março 18th, 2008 at 9:05
Tiago, uma ferramenta bem legal também é o http://www.profilactic.com/ . Além de possuir mais de cem serviços para acompanhar você pode cadastrar novos serviços.
No FriendFeed, no Suprglu e no Tumblr, uma coisa que eu não descobri é uma maneira fácil ou elegante de acompanhar os itens “starred” do Google Reader ao invés dos “shared”.
No Profilactic é bem fácil fazer isso.
Outra coisa: a maior parte dos serviços é focada mais em outras pessoas acompanharem você. O Profilactic também é voltado para você se organizar, com busca, clippings, etc.
Março 18th, 2008 at 16:49
Interessante, Bruno. Não conhecia o Profilactic. Parece ser mais completo mesmo.
Valeu pela dica!
abs
Março 19th, 2008 at 8:24
Fala Tiago, ia deixar um comentario aqui mas acabou ficando grande e eu respondi como post la no meu site…
Resumidamente: blogs sempre foram pessoas, e eu posso nao querer seguir a pessoa inteira, acho que a mistura de feeds deve ser feita do lado de quem recebe, nao de quem envia
Março 20th, 2008 at 17:41
[…] lifestreaming pelos especialistas no assunto. Para se aprofundar, dê uma olhada no blog do colega Tiago Dória. Posted by anderaos Filed in […]
Março 21st, 2008 at 11:58
[…] todo mundo falando essa semana do Friendfeed, de lifestream, blablabla, mas isso já foi “inventado” por […]
Março 21st, 2008 at 13:57
[…] Tiago Dória gostou da idéia de se criar um feed pessoal. Em seguida o Cris Dias discordou dele. Os argumentos do Cris são interessantes, ele coloca que a […]
Março 25th, 2008 at 11:28
Olá Tiago,
Concordo com o seu texto, tanto que estou criando um projeto apostando nesta “tendência”, porém estou mostrando a “atividade” do usuário de uma outra forma, que acho eu ser mais conveniente.
Bom, o nome do projeto é “ponja” e você pode visitar o meu perfil aqui: www.ponja.net/tomas
Março 26th, 2008 at 15:02
O Tumblr é uma ferramenta parecida com o Twitter, correto? Na minha visão, essas ferramentas não poder ser consideradas lifestreaming.
Março 27th, 2008 at 17:25
[…] é o Big Brother de pessoas comuns. Em resumo é isto. Achar porém que vamos passar a acompanhar pessoas ao invés de centro de conteúdos, que hoje podem ser blogs ou podcast, acho um pouco demais. Apesar de Kevin Rose ser muito bacana […]
Março 29th, 2008 at 11:20
[…] seus vídeos e etc… O Tiago Doria escreveu um post sobre o assunto intitulado “no futuro seguiremos pessoas e não blogs” e é mais ou menos isso […]
Março 30th, 2008 at 17:17
[…] num só endereço. Lendo o excelente blog de Tiago Dória, me deparei com um texto sobre lifestreaming. Trata-se de um espaço para concentrar todo o fluxo de conteúdo produzido por uma pessoa em um […]
Abril 4th, 2008 at 18:36
[…] um pouco dentro daquela idéia de seguir pessoas. No caso, você segue o seu jornalista preferido do NYTimes, conversa com ele, manda sugestões e […]
Abril 6th, 2008 at 11:58
[…] Orkut, já fazem isso mostrando as atualizações dos usuários. O Tiago Dória falou bem sobre no futuro seguiremos pessoas e não apenas blogs, vale uma pasada por […]
Abril 14th, 2008 at 2:57
[…] Mas, para quem ainda não foi apresentado, é um agregador de feeds, uma ferramenta para fazer lifestream, dentro daquela idéia de seguir pessoas e concentrar todo o fluxo de conteúdo produzido por uma […]
Abril 17th, 2008 at 11:31
[…] isso, agregadores de redes sociais tem surgido e os lifestreams (esse é bom também), onde você não segue blog ou flickrs, mas pessoas. E nesse meio vem o […]
Abril 21st, 2008 at 20:08
[…] Lifestream + Timeline = Dipity […]
Deixe um comentário:
Todos os comentários deste blog passam por moderação.